Nunca é tarde para ensinar novos truques a cachorros mais velhos. Com essa onda de adoção, muitos cães adultos ou mesmo em idade sênior estão tendo a oportunidade de ganhar novos lares e, em troca, podem surpreender por sua capacidade de concentração, de adaptação e, principalmente, de aprenderem coisas novas.

Por incrível que pareça, costuma ser mais fácil treinar cães adultos do que filhotes, pelo simples fato de que conseguem manter a concentração por um período maior de tempo. A maioria se adapta facilmente ao novo lar e à nova rotina, além de terem mais controle de suas necessidades, portanto não precisam passear com tanta frequência.

Normalmente, sugere-se iniciar com comandos de treinamento mais simples, como se sentar e atender quando for chamado. Uma forma de atrair o cão a uma posição desejada e, após o aprendizado, demonstrar que estão fazendo corretamente algo é oferecendo brindes, além de tecer elogios e não dosar esforços quanto a demonstrações de carinho. Em média, o cão demora de três a quatro semanas, com repetições diárias, para transformar uma ação em hábito, por isso é necessário manter uma rotina e ser perseverante.

Quanto aos problemas de comportamento, tais como comer mobílias ou objetos da casa e cavar, eles fazem parte da vida canina, independente da idade. Antes de qualquer coisa, certifique-se de que ele está recebendo a atenção devida, que está se exercitando, ou seja, gastando suas energias, e se possui brinquedos apropriados para mastigação. Muitas vezes as pessoas se iludem achando que basta possuir um grande pátio cercado para ele se entreter, porém se esquecem de que o pet precisa ser incentivado a brincar. Além disso, procure não punir seu pet quando fizer algo que considere errado. Encontre formas de mostrar o que é certo ou mesmo entender nas entrelinhas o que ele está tentando te dizer com suas ações.

Caso não ache solução, lembre-se que o veterinário possui experiência e pode ser um ótimo conselheiro comportamental.

   Comente |
blog comments powered by Disqus