No final de ano a explosão de fogos de artifício é intensa e quem mais sofre com isso são os pets. O desespero dos animais não é em vão, pois a audição deles, principalmente dos cães, é muito mais aguçada que a dos humanos. O barulho causado pelos fogos provoca diversas reações nos pets como falta de ar, taquicardia, náuseas, perda de controle e sensação de atordoamento. Animais com doenças crônicas podem ter reações mais intensas como paradas cardiorrespiratórias e convulsões.

Para evitar que o animal sofra com as festividades é importante mantê-lo calmo e em segurança. É fundamental que o animal fique em um local confortável, sem muito barulho e, de preferência, com iluminação suave. Assim ele se sentirá mais seguro.

Além disso, também é comum que nesse período muitos animais fujam assustados pelo barulho. Para evitar que o pet tente fugir, o local deve ser fechado e seguro para que ele não se machuque. Também são comuns casos de enforcamentos, pois o animal tenta a todo custo sair daquela situação, por isso não é aconselhável mantê-lo preso a uma corrente. O ideal é deixar que ele procure dentro de casa um local que se sinta mais a vontade.

O ideal é tentar abafar o barulho e não deixar o animal sozinho. “O ambiente bem isolado vai funcionar como uma toca. Nesses casos, também é comum que o pet tente procurar o dono quando está sozinho e, se ele tiver acesso à rua, pode causar algum acidente mais grave.

Outra dica é evitar contato do animal com pessoas desconhecidas, pois ele pode ter alguma reação agressiva. É um instinto, pois ele já está se sentido acuado por todo o barulho, se alguém desconhecido chega muito perto, o pet pode achar que está sendo ameaçado e atacar. Da mesma forma, não é aconselhável deixar muitos animais juntos, porque eles podem brigar entre eles.

Fonte: Pet

   Comente |
blog comments powered by Disqus