Gatinhos brincando dentro de casa. Fonte: Google

Hoje em dia, principalmente nas grandes capitais, muitos bichanos vivem em apartamentos e passam horas na janela, observando o movimento da rua. Os que vivem em casas com quintal têm a oportunidade de dar umas voltinhas pelo bairro, e já são até conhecidos pela vizinhança. Apesar da vida livre, invejada pelos que ficam presos entre quatro paredes, dois entre três veterinários aconselham que o felino permaneça dentro de casa, segundo um estudo encomendado pelo Humane Society of the United States. Para tanto, a pesquisa consultou 600 médicos do segmento animal.

E os profissionais favoráveis ao “enclausuramento” do bichano têm dois fortes argumentos. Dentro de casa o gatinho estará a salvo de veículos e das doenças transmissíveis. Para estes veterinários, o animal vive com mais saúde e até por mais tempo quando são impedidos de colocarem as patinhas para fora de casa.

De acordo com o site “USA Today“, há ainda outros motivos que incentivam esta teoria: os animais correm menos risco de pegar parasitas, insetos, e até de se envolver em brigas com outros gatos ou cachorros.

Mas muitos donos costumam ficar com peso na consciência por deixar seu pet querido longe do movimento e da agitação das ruas.

Eles se perguntam: “será que meu gato é feliz vivendo 24 horas dentro de casa?”. Sim, eles podem se divertir tanto quanto, ou até mais que nas ruas, caso seja estimulado com brincadeiras e distrações.

Confira algumas dicas que ajudarão a distrair o bichano.

  • Escaladas

Monte um local divertido para seu gato escalar. Atualmente é fácil encontrar escaladores para gatos nos grandes pet shops. Ou você pode testar suas habilidades com madeiras e pregos. Caso opte por comprar, verifique se a estrutura é estável e sólida para aguentar o seu bichano.

  • Móveis

Se possível, posicione os móveis e estantes de maneira que seu gato possa subir, com segurança e alcançar as janelas. Eles adoram passar horas observando o movimento, e adoram mais ainda ter um móvel seguro por perto para subir e descer.

  • Esconde-esconde

Esconda o brinquedinho predileto do seu gato no armário em que costuma guardar as coisinhas dele, ou no local em que ele brinca ou até na caminha dele. É uma brincadeira divertida e um bom exercício para ele.

  • Brincadeiras

Eles adoram caçar. Uma boa dica é brincar de… caçar. Use varinhas com algum brinquedinho pendurado, ou produtos específicos e seguros para o bichano. Caneta de laser não é recomendável, pois os bichinhos sentem-se frustrados por nunca pegar a luzinha.

  • Arranhar

Os arranhadores também são muito bem aceitos pelos gatos. Arranhar é um ótimo exercício para o bicho, além de necessário, já que assim ele pode fazer sua “manicure”, além de gastar energia.

  • Comida

Na hora da refeição faça joguinhos com seu pet. Algumas lojas disponibilizam caixinhas, ou bolinhas que são facilmente abertas. Coloque petiscos dentro e faça o gato brincar com a bola que vai liberando a ração.

  • Lazer

Reserve um tempinho para o que seu gato mais gosta de fazer. Se for brincar, brinque com ele. Se for receber um cafuné, faça. O importante é que a atividade envolva você e o seu felino. Fique atento ao que ele mais gosta e proporcione minutos de prazer ao seu bichano.

   Comente |
blog comments powered by Disqus