Foto ilustrativa. Fonte: Google

É irresistível não colocar pelo menos uma guirlanda na porta de casa quando chega esta época do ano. Por todos os lados há pinheiros, Papai Noel, pisca-pisca, entre outros objetos típicos da decoração natalina. Muitas famílias também costumam montar a árvore de Natal, e espalhar objetos temáticos para dar o clima da festa na casa toda. Mas, cuidado: quem tem cachorro, gato, ou outro pet em casa precisa ficar atento. Curiosos, os bichinhos podem mastigar, puxar, arrancar e subir nas decorações que foram distribuídas pelo lar. Veja algumas dicas para evitar possíveis acidentes:

Todo mundo quer encher a casa de pisca-pisca. Na porta, na árvore de Natal, na janela, na planta, na garagem, jardim… e isso significa mais fios e plugs, benjamins espalhados por todos os lados. E, para os pets, esses objetos podem parecer algum brinquedinho mastigável. Por isso, se possível, cubra tudo com uma fita adesiva, ou qualquer outro material disponível nas casas de construção. Essa medida pode evitar possíveis choques, queimaduras e machucados mais graves.

A árvore de Natal é uma atração para os pets, principalmente, para os gatos. Eles olham, analisam e se alguém permitir, não hesitam em escalar, pular e subir. Já os cães podem ficar correndo em volta e dependendo do porte do animal, até derrubar a planta. Por isso, uma dica é amarrar/firmar o topo do pinheiro com uma corda presa ao teto. E fique atento aos enfeites brilhantes e chamativos. Gatos adoram esse tipo de objeto. Se possível, prenda-os com firmeza nos galhos mais altos, longe do alcance do bichano. Esses penduricalhos podem causar obstrução intestinal nos bichinhos.

Crianças correndo, bagunça na cozinha, na sala, visitas, fogos de artifício, tudo é festa. Mas seu pet não sabe disso. E não está entendendo porque tanta algazarra. Por isso, se possível, mantenha um local tranquilo e confortável só para ele descansar e se isolar quando quiser, sem criança puxando a orelha, rabo ou atazanando seu pet para brincar.

Tem bicho que não resiste quando vê uma brechinha da porta aberta para dar uma escapadinha. Mas tome cuidado, principalmente com o entra e sai de visitas, para que seu animal não acabe sumindo em pleno Natal.

Plantinhas típicas do Natal podem causar problemas estomacais no seu pet. Se possível, borrife spray amargo nessas plantas para que ele fique bem longe delas. Caso contrário, mantenha-as em locais altos, ou protegidas para não acabarem no estômago do seu bichinho de estimação.

Fique atento com os presentes, caso você tenha o hábito de deixá-los sob a árvore de Natal. Muitos cães e gatos são curiosos e podem acabar abrindo, ou destruindo os pacotes que virem pela frente.

   Comente |
blog comments powered by Disqus