Sugestões de Adestramento

Socialização

O que o seu filhote aprender agora sobre as pessoas e o seu meio ambiente permanecerá com ele pelo resto de sua vida. No período compreendido entre a 4ª e 12ª semanas, o filhote adquire todas as capacidades sensoriais, motoras e de aprendizado da idade adulta. Quanto mais afetuosa for a interação que você estabelecer agora, mais forte será a ligação de seu cão com você mais tarde. Planeje passar pelo menos dois períodos em um dia brincando com o seu filhote. Aproveite o tempo de brincar para ensinar ao seu filhote os comandos de adestramento básicos.

Assim que o seu veterinário disser que não há perigo, você também deverá começar expor seu filhote ao mundo externo tanto quanto possível. Proporcione ao seu filhote uma variedade de experiências positivas. Visite três novos lugares em uma semana e apresente-o a cinco novas pessoas em cada lugar (cuide para que haja uma variedade de pessoas). Leve o seu filhote em viagens de carro regulares – utilize uma caixa de transporte adequada a fim de garantir uma viagem segura.

Os filhotes podem apresentar uma predisposição para desenvolver fobias no período entre 8 e 11 semanas de idade. Durante este período, você deverá ter cuidado ao expor seu filhote a experiências particularmente estressantes, como grandes multidões ou ruídos extremamente altos. Se ele ficar amedrontado, tranqüilize-o com uma voz alegre. Lembre-se de que seu filhote perceberá seus sentimentos. Portanto, mantenha sua resposta razoavelmente incisiva. Uma atenção exagerada a uma experiência amedrontadora poderá, na realidade, encorajar a fobia.

Escove seu animal de estimação diariamente de forma bem afetuosa e tranqüilizadora de modo a tornar esta ocasião especial para ambos. Ao mesmo tempo, segure as patas e orelhas do seu animal e abra sua boca para inspeção. Massageie-o todo. Se ele se agitar, diga “não” com firmeza. Quando ele estiver quieto, fale com ele com uma voz suave e agradável. Da mesma forma, ensine-lhe agora a deixar você esfregar suas patas tendo em vista que, quando crescer, ele irá entrar em casa com as patas molhadas num dia chuvoso!

Conceitos Básicos do Adestramento para o Uso da Correia


O adestramento completo para o uso da guia é um processo gradual. Entretanto, os conceitos básicos para o mesmo constituem uma parte essencial do adestramento básico dos filhotes de cães. Comece fazendo com que seu filhote use uma coleira. Ele poderá resistir no começo, mas não desista; para a segurança dele, esta é uma regra que não deve ser quebrada. Uma vez acostumado a usar a coleira, comece deixando que ele arraste a guia pela casa, sob sua supervisão. Quando for hora dele fazer suas necessidades, leve-o, preso na guia, até o lugar reservado para isto. Acostume-o a andar do seu lado esquerdo simplesmente colocando-o ali toda vez que você o levar para fora. A maioria dos filhotes de cães aprende a gostar de sua guia uma vez que ela passa a ser um sinal de que eles vão sair de casa – e os cãezinhos gostam de explorar!

Junto

Assim que o seu filhote estiver acostumado com sua guia, você poderá introduzir o comando “Junto”. Fique de pé com o seu filhote do seu lado esquerdo e comece a andar. Fale com ele e mantenha-o concentrado em você, tornando-se a coisa mais interessante no seu raio de visão. Quando ele se distrair e correr na sua frente, como certamente ele o fará, chame-o pelo seu nome e diga “Junto”, e faça uma volta em “U” para a direita. Ela se encontrará atrás de você e correrá de volta para o seu lado. Elogie-o e repita. Torne isto uma brincadeira para o seu filhote e, com seu estímulo, ele aprenderá rapidamente.

Venha



Este comando básico de adestramento deve ser iniciado desde o primeiro dia em que você trouxer seu filhote para casa. Como no caso de todos os comandos básicos, você deve anunciar sua intenção chamando o nome dele em primeiro lugar, seguido do comando de uma palavra – isto é, “Max, venha!” Faça o convite da forma mais atraente possível, com uma voz entusiástica. Quando ele chegar até você, elogie-o efusivamente. Se ele não vier imediatamente, dê um puxão na guia e, em seguida, guie-o até você.

Se você estiver tendo dificuldade em conseguir que seu filhote venha até você, examine sua técnica. Você está usando o nome dele, conseguindo sua atenção? Agache-se até o nível dele e ponha muita energia num comando entusiástico. Elogie-o bastante e repita rapidamente – os filhotes gostam de aprender a vir até seu líder. Nunca empregue o comando “Venha” num tom zangado nem o chame para uma punição. “Venha” deve ser visto como um comportamento positivo.

Senta


Ensinando seu filhote a se sentar você poderá mantê-lo fora de um mundo de problemas e fazer maravilhas pela sua relação com ele – e, com oito semanas de idade, ele está pronto para aprender este comando básico. Comece chamando a atenção do seu filhote e, em seguida, empregando o nome dele e o comando “Max, senta”, ajude-o, gentilmente, a ficar na posição sentada dobrando suas pernas traseiras. Uma vez sentado, elogie-o. Repita o exercício freqüentemente para reforçar o adestramento.

Você também pode ensinar o comando “Senta” com uma recompensa na forma de alimento. Assim que você conseguir sua atenção, faça-o acompanhar o snack enquanto você o movimenta, vagarosamente, para cima e sobre a cabeça dele. Ao acompanhar o alimento, ele terá que se sentar.

“Senta” é um excelente comando para adestrar um filhote para elogios.

Uma vez estabelecido em sua mente que sentar-se é a forma segura de receber elogios, você jamais terá que se preocupar sobre como evitar que ele pule sobre você ou outras pessoas para chamar a atenção.

   Comente |
blog comments powered by Disqus