A vacinação é um dos cuidados mais importantes que devemos   ter com o nosso cão ou gato. Através da vacina, o sistema de defesa   do animal  “aprende” a produzir determinados anticorpos, rapidamente.   A vacina  contém vírus e/ou bactérias, mortos ou inativados,   que NÃO causam a  doença, mas ensinam o organismo a se defender   dela. A   “memória” do sistema imunológico é relativamente   curta nos animais.

Assim, há necessidade de “relembrar” periodicamente   esse sistema de defesa como e quais anticorpos ele deve produzir. É por   isso que precisamos revacinar cães e gatos todo ano. Sem a revacinação, o animal volta a ficar desprotegido.

Todo esse processo é muito importante para a manutenção da saúde   de cães  e gatos, daí a necessidade de se utilizar vacinas de qualidade.    Algumas doenças podem ser transmitidas dos animais para o homem  (zoonoses).   Vacinar é cuidar da saúde do animal de estimação   e das  pessoas que convivem com ele.

Você    deve ter a preocupação de saber a procedência da vacina   que está  sendo aplicada em seu animal. Uma vacina só é   considerada “boa” se  tiver como origem um laboratório conceituado,   que invista em pesquisas  e tecnologia. As chamadas “vacinas éticas”   são produzidas por esses  laboratórios e vendidas apenas para profissionais   veterinários que têm  o conhecimento de como armazenar o produto   e em que condições  aplicá-lo. A eficácia desses   produtos é comprovada.

As chamadas “vacinas não éticas”, podem ser vendidas para   lojas ou pet  shops. Esse nome se dá pelo fato dela não ser vendida   apenas para profissionais. Como não há controle de onde essa vacina   vai parar após  deixar o laboratório que a produziu, elas podem   ser aplicadas até  mesmo por vendedores ou funcionários de petshops   e agrícolas.

O problema está em como saber o caminho percorrido por essa vacina  antes   de ser aplicada em seu animal? Será que ela foi mantida o tempo  todo   na temperatura ideal? Será que o cão estava em condições   de  saúde ideais para receber a imunização naquele momento?   A eficácia  desse tipo de vacinação, feita sem a supervisão   de um veterinário, é  discutível. Não há garantias   de que seu animal estará protegido. E  você arriscaria a saúde   do seu amigão?

Na hora de vacinar seu cão ou gato, não aceite qualquer vacina e   exija  a presença de um profissional para aplicá-la. Converse com   o  veterinário e procure o melhor para o seu animal. Vale a pena investir   na saúde dele e de sua família.

   Comente |
blog comments powered by Disqus