Seu animal de estimação está cada vez mais gordinho e você acha que é sinal de saúde? Você está enganado. Cada vez mais aumentam os casos de animais com problemas de obesidade.

Cães e gatos podem sofrer com esse problema, mas os cães sofrem mais. Afinal, passam muito tempo grudados aos donos e acabam ingerindo comidas erradas e não se exercitando.

Quando desconfiar que seu animal está com excesso de gordura, procure um veterinário. Ele vai aconselhar uma mudança nos hábitos alimentares do seu amigo.

Basta passar a utilizar rações diet, estimulá-lo a caminhar e, em último caso, usar remédio para tratar a ansiedade. A reversão do quadro depende da resposta do animal e da colaboração do dono.

O segredo é optar pelas boas rações

A melhor forma de prevenir a obesidade do animal é não dando a ele restos de comida. Elas não são apropriadas ao metabolismo dos animais e trazem prejuízos. A melhor alimentação é a ração de boa qualidade, ou seja, a que tem proteínas, vitaminas e minerais balanceados. A quantidade deve variar de acordo com a raça e o tamanho do animal.

Além disso, é preciso estar atenta ao número de vezes ao dia que o seu bichinho deve ser alimentado. Um filhote de cão até o quarto mês de idade deve fazer cinco refeições ao dia. Já com cinco meses, três vezes ao dia e, a partir dos seis meses, basicamente duas vezes.

A variedade de rações encontrada no mercado hoje em dia, é uma grande aliada quando o assunto é garantir a boa alimentação do animal. Existem as específicas para cada fase da vida do bicho. Por exemplo: rações para o desmame, para o período de crescimento, para a idade adulta e até para os idosos, sem contar a diversidade de sabores (como carne, frango etc). Também podem ser encontradas rações para animais obesos, que são dietéticas.

Dicas para manter seu animal em forma

Veja o que fazer para ajudar seu bichinho a perder peso.

Leve-o para passear com freqüência e o incentive a correr.
Quando estiver em casa, estimule-o a brincar, jogando bolinha, por exemplo, ou chamando-o para que ele se movimente alguns minutos.
Não dê a ele restos de comidas, bolachas, pães e guloseimas.
Não dê ração à vontade, para que ele aprenda a comer na medida e nos intervalos corretos. Assim você economiza ração, pois ele consome tudo de uma vez, não deixando que ela se estrague ao ar livre.
Esteja atenta à aparência do seu bichinho. Se perceber que ele está gordinho, procure orientação de um veterinário.

Atenção para as raças com tendência a engordar, são elas:

Cocker

Beagle

Basset

Labrador

Fonte

   Comente |
blog comments powered by Disqus