A escolha do alimento

Para satisfazer as necessidades nutricionais de seu cão, você tem que escolher entre vários tipos de alimento: comidas feitas em casa, ou alimentos manufaturados prontos – à venda nas formas seca ou enlatada.

Comidas caseiras

São alimentos que você mesmo prepara com ingredientes como arroz, carne e vegetais. As desvantagens são que eles são caros; eles dão trabalho e especialmente é muito difícil produzir uma refeição balanceada contendo as proporções corretas de proteínas, gorduras, fibras e carboidratos, além de atingir a quantia correta de ingestão de vitaminas e minerais, particularmente o cálcio e o fósforo. Se a dieta não contém quantidades suficientes destes nutrientes que seu filhote necessita, poderá ocorrer severas deficiências nutricionais.

Alimentos prontos

Alimentos manufaturados são completos, balanceados e contém todos os nutrientes que seu filhote precisa durante seu crescimento. Eles devem sujeitar-se a regras similares de segurança alimentar àquelas impostas à alimentação humana.

Alimento seco

Alimento seco contém menos que 14% de água. São completos e balanceados, fornecendo todos os nutrientes que seu cão necessita (proteínas, gorduras, fibras, carboidratos, minerais e vitaminas)., des de que seja é claro, um produto de qualidade.

A qualidade das matérias primas e o controle cuidadoso no processo de manufatura resultam em alimentos com alta digestibilidade e com uma alta precisão nutricional. Estes alimentos não requerem um preparo extra em casa e são fáceis de mensurar.

Alimento seco

É uma alimentação balanceada que fornece todos os nutrientes que seu cão necessita.

Alimento enlatado

Alimento enlatado contém uma média de umidade de 80%.

Uma vez aberta, ele não dura muito, e em um ano ele pode custar no mínimo duas vezes mais que o alimento seco.

Pese seu filhote regularmente

Para saber se seu filhote está crescendo em uma taxa correta, você deve pesá-lo regularmente. Para fazer isto, se pese e então, novamente, segurando seu filhote. A diferença é o peso do filhote.

Ensine-o bons hábitos

Você deve acostumá-lo a não reclamar quando você leva seu comedouro embora ou quando você o toca durante as refeições.

Respeite a transição alimentar filhote/adulto

Uma vez que o crescimento tenha terminado, você deve dar a seu cão um alimento que corresponda às necessidades nutricionais de um cão adulto.

Para evitar problemas que poderiam ocorrer em uma mudança brutal na alimentação, respeite um período de transição durante o qual você deve mudar o antigo alimento pelo novo, aumentando sua quantidade progressivamente.

Efetue esta transição por um período de uma semana, sabendo que ao final destes 7 dias seu cão só terá o novo alimento no comedouro.

Tabela de Transição de Alimentos
Alimento novo Alimento antigo
1º dia 20% 80%
2º dia 30% 70%
3º dia 40% 60%
4º dia 50% 50%
5º dia 60% 40%
6º dia 80% 20%
7º dia 100%


Conclusão:
Em Qualquer fase do crescimento de um cão é necessário uma alimentação de qualidade e com um bom indice de digestibilidade, que nada mais é do que a quantidade de ração q o animal aproveita do que ingeriu. Ou seja, se a ração for de alta digestibilidade ( como as rações super premium), o animal aproveitará quase td que comeu. Portanto, terá fezes em volume menor ( pq quase nada ele perderá na forma de fezes) e comerá menos pq aproveitará quase td q comeu!
Então, dê preferencia a rações secas e de alta digestibilidade (chamadas premium ou super premium), levando em consideração a idade (existem rações para filhotes, adultos e idosos/senior), estado nutricional (rações light, para animais obesos, para animais de alta performance), porte (pequenos, medios ou grande portes) e raça ( existem rações especificas para cd raça que levam em consideração aspectos anatômicos, gastos calóricos, prevenção de doenças relacionadas a raça, etc).

Fonte

   Comente |
blog comments powered by Disqus