Cesar Millan, mais conhecido como O ENCANTADOR DE CÃES, do canal Animal Planet (veja a programação do canal), dá abaixo 11 dicas para você se dar melhor com seu cão. Veja:

1 – QUANTO MAIS VOCÊ APRENDE SOBRE A PSICOLOGIA DOS CÃES, mais fácil será formar uma ligação com seu mascote.

2 – OS CÃES NÃO SÃO HUMANOS. O amor que você oferece não é suficiente para que o seu cão tenha um comportamento e uma vida equilibrados. Além de afeto, o animal precisa fazer exercícios, direções claras e da sua liderança. Você deve fazer com que ele pratique o comportamento desejado. Você é o dono. Seja um líder!

3 – REABILITAR UM CACHORRO NÃO CONSISTE EM “CONSERTÁ-LO”. O processo de recuperação exige o seu envolvimento. Não se trata somente do mascote; o dono também deve trabalhar para conseguir a mudança. Você deve favorecer a transformação dando ênfase ao que você deseja, não ao que está sentindo. Os cães captam as sensações de medo, dúvida ou preocupação e tentarão aproveitar-se delas para dominá-lo.

4 – PRATIQUE UMA LIDERANÇA FIRME DIARIAMENTE, especialmente durante os passeios. A energia que você projeta internamente é a mensagem que você está enviando ao seu cachorro.

5 – DEDIQUE PELO MENOS 45 MINUTOS AOS PASSEIOS MATUTINOS COM SEU CÃO. Deixe claro que você tem uma rotina constante e espera que ele a siga. Canalize a energia da sua mascote de uma forma positiva.

6 – NÃO ESPERE MAIS DE SEU CÃO QUE DE SEUS PRÓPRIOS FILHOS. Estes animais também precisam de disciplina. Ofereça amor, junto com regras e limites claros.

7 – EVITE REFORÇAR OS MEDOS DE SEU CACHORRO OU A SUA INSTABILIDADE MENTAL. Imagine um cenário positivo e mantenha-o em mente enquanto lida com o seu cachorro. Assim você estará transmitindo, de forma firme, sinais afirmativos e serenidade.

8 – VOCÊ É A FONTE DE ENERGIA PARA SEU CACHORRO, o modelo a seguir.

9 – DESAFIE A MENTE DO SEU CÃO. Estes animais querem saber o que fazer de suas vidas. Deixe que ele trabalhe para ganhar o seu afeto. Quando estiver em um estado tranqüilo e submisso, seu amor intensificará suas qualidades.

10 – OS CÃES PRECISAM DE UM TEMPO “ATIVO” E OUTRO “APAGADO”. Envolva-os em momentos estruturados. É você quem determina sua agenda e ajusta os horários dele aos seus. Assim compartilharão os momentos de relaxamento e atividades, evitando comportamentos impacientes e destrutivos que contrastam com a sua rotina.

11 – OS CÃES NOS ENSINAM QUANTO AINDA PODEMOS APRENDER. ELES VIVEM O MOMENTO. TENTE FAZER O MESMO!

Fonte

   Comente |
blog comments powered by Disqus