Se seu cão tem mau hálito, ele muito provavelmente tem tártaro dentário! O tártaro nada mais é do que aquela placa amarelada que se deposita na superfície dos dentes dos cães e gatos e que é originado da mineralização da placa bacteriana, causando com o tempo a gengivite (inflamação das gengivas), o sangramento gengival,a perda dentária e o famoso “bafo”!
Além de causar todos esses sintomas relacionados a boca do animal, o tártaro ou cálculo dentário, tambem pode comprovadamente causar doenças sistêmicas como: doença renal (glomerulonefrite), doença cardíaca (endocardite bacteriana) doença hepática e articular.


Se você notou que seu animal já tem tártaro, leve-o até seu veterinario para que seja feito uma avaliação e realizado a TARTARECTOMIA, que é o procedimento de retirada dos cálculos dentários através de anestesia geral! Este é o único tratamento efetivo e dependendo do grau de acometimento, pode até ser necessário a extração dentária por já haver uma DOENÇA PERIODONTAL instalada. O que isso quer dizer? Que além da presença do tártaro, ocorreu uma cronificação do quadro e acometimento do periodonto, ou seja, foi afetado a gengiva (gengivite) e as estruturas de sustentação do dente no alvéolo dentário, causando retração gengival e mobilidade dental .

E como previnir a doença periodontal? Com a escovação dentária! E para isso o proprietário é peça fundamental! Acostume seu animal a escovar os dentes desde filhote usando pastas dentais específicas que não contem fluor ou sabões (pois podem causar distúrbios gastro-intestinais se ingeridos) e sempre evitando estressa-lo para que o ato da escovação seja associado com um ato prazeroso. Agora, se seu animal já tem tártaro, o único jeito de prevenir a evolução da doença periodontal é fazer a tartarectomia periodicamente!


Dra.Fabia Carballeira
CRMV SP-12401

   Comente |
blog comments powered by Disqus