Quando adquirimos um filhote, temos que lembrar que adquirimos não só um mascote, mas um ser vivo que depende de nós para tudo! Para ser educado, alimentado, vacinado, protegido e amado; que não sabe falar e precisa de todo carinho e compreensão, principalmente enquanto filhote, para que se torne um cão ou gato adulto saudável e de comportamento estável!

Muitas vezes as pessoas adquirem um filhote por impulso e não levam em consideração as necessidades desse animalzinho, os gastos com veterinario/vacinas/rações e o modo de vida da familia, o que acaba gerando um resultado desastroso: o abandono!

Por isso, antes de pensar em comprar ou adotar um animalzinho de estimação, pense se é melhor ter um cão ou um gato (para pessoas que trabalham fora o dia todo, o melhor seria ter um gato), qual o porte (animais pequenos de adaptam melhor em apartamentos que os de grande porte), qual raça (Ex.:um Beagle não é indicado para viver em apartamentos) e o sexo (as fêmeas entram no cio/ os machos marcam território se não castrados)

Para ajudar, enumeramos alguns cuidados que devemos ter com um filhote:

  • Vermifugar: é o primeiro passo quando adquirimos um animal. O vermífugo deve ser administrado á partir dos 30 dias de vida! Normalmente o criador/canil se responsabiliza por essa etapa, mas sempre devemos garantir que isso ocorreu devido ao risco das zoonoses (alguns parasitas intestinais podem ser transmitidos ao homem), para isso procure um veterinário!
  • Vacinar: no caso dos cães existem as *vacinas Polivalentes (V10 ou V8) que devem ser aplicadas, sempre por um MEDICO VETERINARIO, a partir dos 45 dias de vida, num intervalo de 21 dias entre cada dose, totalizando 3 doses! Só depois da 3ªdose o cão é considerado imunizado e apto a ter contato com outros animais (passear, ir ao petshop, ir ao Banho e Tosa). A Vacina Antirrábica, será aplicada a partir dos 4 meses de idade e temos tambem a vacina contra Gripe Canina , que tambem pode ser aplicada em conjunto com as citadas anteriormente, sendo que algumas marcas são intranasais e em dose única e outras necessitam de 2 doses, num intervalo de 21 dias entre cada. No caso dos gatos, normalmente aplicamos 2 doses da *vacina Tríplice ou Quadrupla (V3 ou V4 respectivamente), num intervalo de 30 dias entre cada e a Vacina Antirrábica, com 4 meses de vida!
  • Castrar: a castração precoce (antes da puberdade ou 1º cio),tanto nos cães quanto nos gatos, já está provado que reduz significantemente as chances de câncer, de obesidade, controla a demarcação de territorio, reduz agressividade e a hiperatividade, impede o nascimento de filhotes indesejados, evita o cio, seus sintomas e as doenças relacionadas com o aparelho reprodutor (ex.: Piometra) entre outros beneficios que já relatamos no blog anteriormente,
  • Adestrar e Educar: algumas raças de cães indicamos o adestramento para que o animal se torne mais obediente e equilibrado (Ex: Labrador, Rotweiller…), mas qualquer cão pode e deveria ser “educado” para que não tenha desvios comportamentais! Se não podemos pagar um profissional para realizar isso, seria interessante que todos os proprietários se informassem sobre como educar seu cão! Muitos acidentes e abandonos seriam evitados se as pessoas tivessem alguma noção sobre comportamento canino. Portanto, é de fundamental importância que todo proprietário iniciasse o processo de adoção ou de aquisição por aprender a educar seu cão, sabendo como socializa-lo, como repreende-lo, como parabeniza-lo e em que momentos, como se comportar com raças dominantes etc. Enfim, devemos cuidar da saúde do cão, mas tambem devemos tambem nos responsabilizar pelo seu comportamento e educação, porque uma das maiores causas de abandono ocorre quando o cão se comporta de modo indesejável, seja sendo agressivo, destruidor, latidor ou hiperativo, sendo que o maior responsavel por esse comportamento é o próprio dono que não soube educa-lo ou não sabia como fazê-lo!
  • Fornecer alimento de qualidade: devemos alimentar o filhote com rações de crescimento, que são adequadas para essa etapa da vida do animalzinho. Existem no mercado, tanto para cães quanto para gatos, rações de filhote ou puppy que fornecem quantidade de proteínas, energia, cálcio e vitaminas que eles necessitam durante o crescimento. A ração deve ser fornecida 3 a 4 vezes ao dia até os 10 -12 meses de idade! Há tambem nos Pet Shops, rações de filhote específicas para cada raça e que atendem ás especificidades nutricionais de cada uma! Portanto, fornecendo uma ração de qualidade, não há a necessidade de se suplementar a alimentação do filhote com nada!!! Antigamente, as pessoas costumavam dar, por exemplo, cálcio para filhotes de cães de grande porte (Ex.: Pastor Alemão, Rotweiller…), mas atualmente as rações suprem todas as necessidades nutricionais, sendo até prejudicial este tipo de suplementação (pode causar deformidades em articulações, etc).

Enfim, todo filhote necessita de cuidados específicos e de muito carinho e paciência! Portanto, leve sempre em consideração os cuidados acima citados e lembre-se que você estará adquirindo um ser vivo que precisará muito de você por toda a vida (em média uns 15 anos), mas que em troca te recompensará com um amor puro e sem medidas!

Dra.Fabia C. Delmond Carballeira

CRMV-SP 12401

*V10 = vacina contra Cinomose, Adenovírus tipo 2, Parainfluenza, Parvovírus, Coronavírus e Leptospira canicola-grippotyphosa-icterohaemorrhagiae-pomona de Cães
* V4 = Vacina contra Calicivirose, Rinotraqueíte, Panleucopenia e Clamidiose dos Felinos
   Comente |
blog comments powered by Disqus